domingo, 21 de outubro de 2007

O medo

"De todas as paixões, o medo é aquela que mais debilita o bom senso".
Jean Retz


medo [e] s.m. 1 sentimento de inquietação que surge com a ideia de um perigo real ou aparente; 2 terror; susto; 3 receio; temor.

O medo caracteriza-se por uma resposta emocional desencadeada por um estímulo que representa um perigo reconhecido como consciente e de origem externa.

O medo é sempre uma experiência subjectiva que pode ir desde a simples apreensão e inquietação até ao terror intenso. Esta emoção não deve ser considerada de forma depreciativa, pois pode ajudar a defender o indivíduo de ocorrências perigosas. É útil, por exemplo, alguém ter medo de atravessar uma rua com muito trânsito e observar primeiro se passam carros, pois essa atitude pode evitar que seja atropelado.

10 comentários:

Anónimo disse...

parece um tema interessante e original e capta a atençao pois nao se costuma falar muito no assunto.
boa sorte com o trabalho!

Anónimo disse...

sim sr!

Anónimo disse...

acho o tema muito interessante e bem trabalhado pode dar um resultado muito bom! gosto especialmente da citação=P

Anónimo disse...

sim.. gosto bastante da citaçao. e do tema em si. um assunto que é pouco abordado.

*

Anónimo disse...

como diz o toni, sim sr! está um tema bem escolhido,original e bastante interessante. espero que façam um bom trabalho para eu poder aprender mais sobre os medos estranhos das pessoas xD.

Anónimo disse...

Acho que é um tema bastante interessante e bem trabalhado pode dar um bom resultado.
Vou ficar atenta a este blog.

Anónimo disse...

o tema � bastante original! parabens e boa sorte =D

Anónimo disse...

espero que não fiquem homofóbicos com tantas fobias!acho exagerado pensar nas fobias como um problema social, afinal as fobias sempre existiram desde que o homem é homem, e é um processo de defesa natural existente na sociedade!

Grupo disse...

As fobias tornam-se um problema social, na medida em que alteram o dia-a-dia das pessoas e as podem afectar quer a nível social quer a nível profissional. Ter uma fobia não é saudável nem deve ser encarado como um comportamento trivial, sem importância.
No post do dia 7 de Novembro “Fobias” nós fizemos a distinção entre medo e fobia, voltando a dar ênfase ao facto de que o medo é um sentimento inato, vulgar e partilhado por todos nós, enquanto que no caso das fobias, embora muitas pessoas tenham esta patologia (ver a votação na margem direita), não é natural, teve uma origem e deve ser tratada com a ajuda de psicólogos e psiquiatras.

P.S. Homofobia significa ter medo irracional em relação à homossexualidade, ter preconceito contra os homossexuais. Parece-me que houve um engano visto que o adjectivo está fora de contexto!

Anónimo disse...

Olá! Deixo aqui o link, pra quem quer que esteja interessado, a respeito da Fobia Social.

http://fobiasocial.forumvila.com

Bom trabalho, Joni_25